Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial para homenagear as Policiais Civis Mulheres nesta segunda-feira

A Associação Matogrossense de Delegados de Polícia (Amdepol) e o Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo-MT) têm a honra de convidar todas as Delegadas de Polícia para participar da Homenagem às Policiais Civis Mulheres no dia 14 de maio (segunda-feira), às 19 horas, no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Atualmente são 38 Delegadas de Polícia Ativas e 21 Delegadas de Polícia Aposentadas que integram o quadro da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, somando um total de 1.244 Policiais Civis Mulheres com as Investigadoras e Escrivães. Em razão de tamanha importância social e institucional, o Deputado Estadual Guilherme Maluf (PSDB) realizará nesta Sessão Especial a entrega de Moção de Congratulação a essas policiais, bem como apresentará o Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso o Dia da Mulher Policial Civil.

A Minuta de Lei foi elaborada pelo Sindepo-MT e pela Diretoria da Polícia Judiciária Civil e apresentada ao Deputado Guilherme Mafuf, que prontamente encampou o Projeto e tomou as devidas providências legislativas.

Para o Presidente do Sindepo-MT, Wagner Bassi Junior, o objetivo da Lei e da solenidade é homenagear e dar o devido reconhecimento a todas as policiais civis, em especial as Delegadas de Polícia Aposentadas e Ativas, que dedicaram e dedicam parte de suas vidas em prol da segurança pública do Estado.

Justificativa do Projeto de Lei

No dia 12 de maio de 1955, por ato do Governador Jânio Quadros, no Estado de São Paulo, teve início no Brasil à atuação de mulheres na polícia, seguindo ideais da polícia europeia. Tal postura foi pioneira não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Inicialmente, tinham a missão de atuar principalmente junto às mulheres e crianças, mas depois foram ocupando espaços em todas as atividades de segurança pública do País.

A participação da mulher na Polícia foi um avanço pela dedicação e profissionalismo que empreenderam e, principalmente, por terem dotado os órgãos policiais de uma abordagem mais humana e de maior sensibilidade, tanto nas funções de prevenção, quanto de investigação de crimes.

São mulheres policiais civis, mães, guerreiras que servem com coragem e bravura à nação, cada qual escrevendo um trecho dessa trajetória, ciente de que há ainda muito a ser feito, com amor e sem nunca deixar de ser mulher.

Assim, merecem ter um dia dedicado às mesmas, com as homenagens merecidas a serem prestadas anualmente pela instituição Policia Civil e pelo Estado de Mato Grosso.

Categorias: Notícias

Comentários estão fechados