Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Ensaio acadêmico de delegados da Polícia Civil é selecionado entre os melhores em concurso sobre racismo na UFMT

Fonte: Assessoria PJC-MT

Um ensaio acadêmico realizado por dois delegados da Polícia Judiciária Civil foi escolhido entre os cinco melhores do I Concurso de Ensaios Acadêmicos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (ICHS/UFMT).

O trabalho foi escrito pelo delegado regional de Cuiabá, Cley Celestino Batista, graduando no curso de Filosofia na Instituição, e pelo delegado e coordenador de Polícia Comunitária da PJC, Gênison Brito Alves Lima, mestrando em Sociologia, e será explanado no I Seminário ICHS – “Racismo: Desafios Contemporâneos”, que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, com a presença da comunidade acadêmica e público em geral.

De acordo com os autores, o ensaio objetivou tratar dos desafios contemporâneos do racismo com ênfase nas conflitualidades vivenciadas pelos sujeitos. “É necessário um estudo que leve a uma avaliação crítica mais aprofundada com destaque para a questão: como o quadro do racismo instituído na sociedade cotidiana interfere no desenvolvimento humano?”, questionam os criadores. O ensaio é dividido em três seções. A primeira delas, designada “Do mito à realidade – evidências do preconceito e racismo pelo mundo” trata das entranhas do tema; a segunda, chamada “Constituição da identidade do indivíduo vitimado – olhando para si.”, apresenta o caminho para a identidade social; e a terceira intitulada “Os desafios contemporâneos para enfrentamento ao racismo”, indica os desafios na intervenção cotidiana.

Para os autores, a intenção do trabalho é possibilitar o estímulo a novos questionamentos, dúvidas, reflexões teóricas e metodológicas, e, consequentemente, contribuir para o melhor entendimento do pensamento sobre a temática do racismo. Concurso – Ao todo foram 12 trabalhos submetidos à avaliação de pareceristas externos à universidade.

O concurso de ensaios acadêmicos teve como objetivo possibilitar uma reflexão por parte de estudantes da UFMT sobre o tema do racismo, e suas intersecções, dentro e fora do ambiente universitário.

As apresentações acontecerão no dia 29 de agosto, as 19h, no auditório do ICHS, e as inscrições serão feitas antes do evento. A atividade antecede a palestra “Racismo acadêmico”, que será ministrada pelo professor Luís Thiago Dantas, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O docente ainda realizará palestra no dia seguinte, abordando o tema “Filosofia Africana e Diaspórica”.

Saiba mais: http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/42337/Cuiaba

Para ter acesso ao ensaio acadêmico, clique aqui.

Categorias: Notícias

Comentários estão fechados