Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Delegados de Polícia participam do II Encontro do Sistema de Justiça Criminal de Mato Grosso

Delegados de Polícia, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Magistrados Criminais, Desembargadores, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, Advogados e Oficiais da Polícia Militar estão participando do II Encontro do Sistema de Justiça Criminal de Mato Grosso, realizado nesta quinta e sexta-feira (29 e 30 de agosto), no auditório do Tribunal de Justiça, em Cuiabá.

A segunda edição do evento é realizada pelos dirigentes do Poder Judiciário de Mato Grosso, Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e Polícia Judiciária Civil do Estado.

O objetivo do encontro é promover uma abordagem crítica sobre o aperfeiçoamento da aplicação da lei penal, especialmente para integrantes da justiça e da segurança pública que lidam com isso no dia a dia, ampliando assim o conhecimento de acordo com cada área de atuação e intensificando a cooperação entre os órgãos.

Foram temas das palestras: o papel do juiz diante do acordo penal e da delação premiada; acordo penal; reconhecimento de pessoas e psicologia do testemunho; núcleo de inquéritos policiais e de audiências de custódia; sistema eletrônico de execução unificada; autonomia financeira da polícia civil e seus reflexos no sistema de justiça criminal; inquérito policial eletrônico; novos paradigmas da delação premiada; e a importância do diálogo institucional no sistema de justiça criminal.

O Presidente da Associação Matogrossense de Delegados de Polícia, José Lindomar Costa, participou da segunda edição do encontro e destacou a importância da participação e contribuição de todos que integram o sistema.

“O encontro foi muito bom. Permitiu que as instituições do sistema de justiça criminal discutissem as questões práticas do dia a dia do Juiz, do Delegado, do Ministério Público, do Defensor Público e da própria Polícia Militar. Então, toda a persecução penal foi discutida nesse evento e o diálogo entre as instituições é muito importante para aparar algumas arestas e melhorar o serviço do dia a dia para que tenhamos condições de sempre atender melhor o cidadão”, pontuou José Lindomar.

O desembargador Marcos Machado, um dos coordenadores do evento, também destacou a oportunidade ímpar de se reunir todos os envolvidos do sistema de justiça criminal em um mesmo encontro.

“Primeiro para que possamos nos conhecer. O sistema envolve Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia e, sobretudo, a atividade policial. Precisamos nos entender para compreender a importância de uma convergência, da qualidade de atividade de cada um para que obtenhamos resultados legais e justos. Precisamos ter a compreensão de cada ótica, de cada instituição para que possamos prestar a jurisdição corretamente e esses eventos se prestam para isso”, declarou Marcos Machado.

Participaram também do evento os Delegados de Polícia Adilson Gonçalves de Macedo, Adriano Henrique Sanches dos Santos, Alexandre Morais Franco, Ana Paula Reveles Carvalho, Anderson Clayton da Cruz e Veiga, André Renato Gonçalves, Antonio José Esperandio, Bruno Lima Barcellos, Carlos Américo Marques Marchi, Celso Renda Gomes, Christian Alessandro Cabral, Cláudio Alvares Sant’Ana, Daniel Lemos Valente, Eduardo Rizzotto de Carvalho, Fausto José Freitas da Silva, Flávio Henrique Stringueta, Francisco Kunze Junior, Gustavo Colognesi Belão, João Paulo de Andrade Farias, Joaquim Leitão Júnior, Juliana Chiquito Palhares, Liliane de Souza Santos Murata Costa, Marcelo Felisbino Martins, Marcelo Melo de Laet, Maria Alice Barros Martins Amorim, Rafael Sippel Fossari, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, Sérgio Paulo de Oliveira Medeiros, Silvia Maria Pauluzi, Valmon Pereira da Silva, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, Waner dos Santos Neves e Wilson Souza Santos.

Categorias: Destaques,Notícias

Comentários estão fechados