Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Delegado de MT é coautor em obra sobre enfrentamento da corrupção e investigação criminal tecnológica

O vasto conhecimento de 36 doutrinadores, entre eles um Delegado de Polícia que integra os quadros da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, Dr. Joaquim Leitão Júnior, resultou na obra “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica – Procedimentos, Fontes Abertas, Estudo de Casos e Direito Anticorrupção”, publicado pela Editora Juspodivm.     

A obra representa mais um passo importante na evolução do estudo da ciência da investigação criminal, especialmente no seu protagonismo em assegurar a certeza do castigo e, consequentemente, mitigar os abomináveis atos de corrupção.

O livro é coordenado pelo Delegado de Polícia, Higor Vinicius Nogueira Jorge, e conta com a participação de outras grandes referências no cenário de investigação criminal tecnológica. São eles: Alesandro Gonçalves Barreto, Alexsander Castro de Oliveira, Andrei Fragoso Rocha de Oliveira, César Henrique Sanfelice Rocha de Oliveira, Delmar Araújo Bittencourt, Gustavo André Alves, Hélio Molina Jorge Júnior, Hericson dos Santos, Higor Vinicius Nogueira Jorge, Ivana David, Janio Konno Júnior, João Leonardo de Andrade Júnior, Jorge André Domingues Barreto, Jorge Figueiredo Junior, Juan Manuel Aguilar Antonio, Letícia Sabbadini Muller, Luciano Henrique Cintra, Marcelino de Andrade Amaral, Márcio Rogério Porto, Marcos Vinícius Alves e Silva Filho, Marcos Vinnícius Marinho Monteiro, María Angélica Castillo Ríos, Milena Santana de Araújo Lima, Murillo Ribeiro de Lima, Murillo Yago Batalha, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, Rafael Francisco Marcondes de Moraes, Rafael Velasquez Saavedra da Silva, Ricardo Magno Teixeira Fonseca, Romina Florencia Cabrera, Ruchester Marreiros Barbosa,  Sérgio Hussein Mourad Tenório, Ulisses da Nobrega Silva, Wagner Andrade de Lucena e Wagner Martins Carrasco de Oliveira.

De acordo com o Delegado Márcio Adriano Anselmo, que coordenou a atuação da Polícia Federal na Lava-Jato por anos e escreveu o prefácio do livro, a obra apresenta densa e substancial contribuição para toda a comunidade jurídica. A luta contra o ruinoso modus operandi das organizações criminosas não pode se manter estática. 

Em que pese todos os avanços e resultados conquistados, o seu enfrentamento deve levar em conta todas as transformações sociais ocorridas, em especial, as advindas da utilização da tecnologia.

Ainda segundo ele, a obra marca um novo marco referencial importante a servir de fonte para os atores da persecução criminal. Todavia, o objetivo vai além, tratando de temas de interesse geral, sobretudo para agentes de controle da corrupção e sociedade civil organizada. Cada vez mais o controle social e imperativo de desenvolvimento das nações civilizadas. E compete a sociedade que paga seus impostos zelar pela sua boa aplicação visando o atingimento dos fins do Estado. 

Certamente a obra chega em boa hora e tem o condão de estimular a reflexão sobre o tema, tão caro a toda a sociedade. Os resultados exitosos dependerão do contínuo aperfeiçoamento das técnicas de enfrentamento. Isso implica dizer que o estudo da matéria não pode ser parcimonioso. Nesse sentido, a conjunção de todos os autores que ofereceram sua contribuição no presente trabalho é fruto de grande sensibilidade do organizador e dos demais coautores, notadamente adquirida por todos os anos de vivência e de aprofundamento nos cruciais temas que se ligam à investigação criminal tecnológica.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

Categorias: Notícias

Comentários estão fechados