Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Inquérito Eletrônico: Delegados parabenizam Polícia Civil de Mato Grosso pela conquista

A Amdepol e o Sindepo parabenizam a Polícia Civil de Mato Grosso pela implantação do Inquérito Policial Eletrônico (IPe) em todas as delegacias do Estado. A grande conquista entra para a história da nossa polícia, um avanço que certamente trará maior celeridade e consequentemente maior eficácia às investigações.

A utilização do Sistema Geia e do Processo Judicial Eletrônico, permitirá que todas as peças do inquérito policial sejam transmitidas para as unidades policiais 100% online, sem utilização de papel, e possibilitará aos gestores das unidades que tomem decisões ágeis, uma vez que já terão à sua disposição todos os dados em tempo real.

Partindo do princípio que o inquérito policial é o principal procedimento investigativo da Polícia Judiciária Brasileira, previsto no Código de Processo Penal Brasileiro, com a modernização desse sistema eletrônico, todo o conjunto probatório inerente a fato investigado estará digitalizado e resguardado em banco de dados seguros, garantindo a fidedignidade e segurança do Inquérito Policial e de sua investigação.

Para o Presidente da Amdepol, José Lindomar Costa, a construção do sistema é um grande avanço para a instituição.

“O Inquérito Policial Eletrônico é muito benéfico para a instituição, significa modernidade, a evolução da tecnologia dentro da Polícia Civil. Então, acredito que é um grande salto na qualidade! Fico muito feliz com a implantação desse sistema já que tem em média uns dez anos que se vem trabalhando nesse projeto para agora ter o lançamento. Realmente é um diferencial para a instituição e para o nosso trabalho porque com o pouco efetivo e poucas condições, certamente, é a tecnologia que fará a diferença no futuro”, afirmou José Lindomar.

Além disso, é importante ressaltar que com o desenvolvimento dessa nova ferramenta serão eliminados outros gastos como impressão de papéis, combustível, disponibilidade de espaço físico e otimização do efetivo no trajeto entre a delegacia e o fórum, gerando economia de recursos públicos para o Estado.

A presidente do Sindepo, Maria Alice Barros Martins Amorim, parabenizou a instituição pelo desenvolvimento do projeto.

“É uma honra para nós delegados que a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso esteja na vanguarda. Acreditamos que esse é um grande passo para modernização e dinamização do trabalho policial. A implantação do Inquérito Eletrônico permite à otimização de recursos e principalmente permite ao delegado que exerça o seu trabalho com maior segurança, celeridade e eficácia. Nós parabenizamos aos profissionais que trabalharam nesse projeto, bem como à toda a Diretoria da Polícia Judiciária Civil que conseguiu essa conquista tão importante para a segurança pública do Estado de Mato Grosso”, declarou Maria Alice Amorim.

A construção do inquérito eletrônico já começou a operar. A Delegacia de Poconé foi à primeira unidade do Estado a implantar o trâmite 100% digital em junho deste ano.

Categorias: Destaques,Notícias

Comentários estão fechados