Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

A MULHER NA SEGURANÇA PÚBLICA

A Mulher tem SIM espaço na Segurança Pública

Ela pode estar onde quiser!

Não é o gênero de um ser humano que vai definir sua capacidade profissional.

Em pleno século XXI ainda temos que nos deparar com a mesma atitude: AQUI NÃO É LUGAR DE MULHER.

Onde não é lugar de Mulher? Por quê?

NÃO E NÃO!

Todo lugar é lugar para todos.

Profissionais homens e mulheres com suas especificidades e talentos, se completam e fazem melhor.

Os espaços precisam ser preenchidos por mérito e não por gênero.

Se uma pessoa se dedica, e busca ocupar um espaço.

Ela conquista o espaço, e conquistar é a arte de fazer merecer.

A cada dia, caminhando com passos lentos, mas sólidos. A mulher vêm provando que pode sim: PODE PRENDER , PODE SOLTAR , PODE COMANDAR.

Em 1985 tivemos o primeiro concurso Público para Delegado de Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, naquela ocasião tivemos o ingresso de seis mulheres para o cargo. Estas Mulheres enfrentaram o rincão do Mato Grosso sem titubear, tiveram que provar que em ambiente eminentemente masculino, que Mulher, ali também se cria.

Elas provaram que não era o seu gênero que fazia delas fraca ou forte, mas a personalidade a garra e a determinação. E elas conseguiram, desbravaram Mato Grosso e se fizeram respeitar, apesar de serem Mulheres. Éramos somente seis Delegadas em 1985 e hoje somos 38, somos 19,38% de profissionais Delegadas de Polícia e mais ainda, hoje 30,86% dos profissionais da

Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso são mulheres: delegadas, investigadoras e escrivãs.

Profissionais que se destacam na Segurança Pública, elas provaram que o fato de ser mulher não é demérito, e não as impede de serem operacionais e diligentes, sem contudo, perderem a humanidade e o amor ao próximo, o amor ao próximo e a vontade de construir uma realidade melhor é a marca registrada da gestão das profissionais mulheres. Elas sempre encontram uma forma de fazer mais, do que se previa.

Temos profissionais extremamente operacionais que lideraram e lideram grandes operações policiais de combate ao tráfico de drogas, corrupção, combate a abate ilegal de madeira, assaltos, violência de gênero e muito mais. Elas comandam regionais inteiras, lideram reformas de unidades policiais, fazem projetos sociais, em fim, o trabalho destas profissionais, acabam implementando na sociedade uma mudança de conceito. Respeitá-las se torna inevitável.

O maior projeto social da Polícia Civil foi idealizado por uma DELEGADA DE POLÍCIA. Que orgulho de você Dra!

Quando pensamos no papel desempenhado pela mulher na Segurança Pública, penso que devemos ser JUSTOS a elas, e ser JUSTOS A PROFISSIONAL MULHER É RESPEITAR O SEU VALOR.

Assim concluo dizendo que, mesmo enfrentando todos os embates da profissão e do gênero, somos felizes por sermos profissionais de segurança mulher no Estado de Mato Grosso. Somos felizes pelos nossos feitos e pelos não feitos, e mais feliz ainda por ter enfrentado de corpo e alma os desafios de trabalhar todos os dias em prol do cidadão mato-grossense e de desempenhar tão honrosa missão.

Minha alma se enche de orgulho e admiração por todas as profissionais mulheres que ajudaram, e ajudam a construir a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

Sobre a Autora:

Dra. Maria Alice Barros Martins Amorim – Delegada de Polícia  – Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso.

Categorias: Artigos,Destaques

Comentários estão fechados