Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

OUTUBRO ROSA

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E COLO DO ÚTERO

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, possibilitando também um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, visando contribuir para a redução da mortalidade.

DADOS

Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata.

Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos, mas ainda estão bem distantes dos 30% de redução estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.

 

Categorias: Destaques,Notícias

Comentários estão fechados