Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Palestra ativacional e sorteio de prêmios marcam Dia do Escrivão

Evento contou com a presença do coach, líder sindical e policial civil Itamir Lima

O Dia do Escrivão foi comemorado com o sorteio de 10 prêmios, três livros e a palestra O Poder da Ação – Destrave para uma Vida Extraordinária, com o coach e líder sindical, investigador de polícia Itamir Lima, numa iniciativa do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT, nesta sexta-feira (05), no auditório do Sindicato dos Investigadores de Polícia – Sinpol/MT. Itamir é ex-presidente da Federação dos Policiais Civis da Região Norte (Fepol Norte).

Durante o encontro, o presidente do Sindepojuc, Juliano Peterson reconheceu a importância da categoria à isociedade. “O escrivão é o mais dinâmico profissional da Segurança Pública. É a base do trabalho de uma delegacia. O meu caloroso abraço, parabéns a todos!”

Participaram também do evento a presidente da Associação dos Servidores da Segurança Pública de Mato Grosso – Asseg MT, Edleusa Mesquita; o presidente do Sindicato dos Investigadores – Sinpol MT, Gláucio Castañon; a presidente do Sindicato dos Delegados – Sindepo, delegada Maria Alice Barros Martins Amorim e; a presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte – Feipol-CON, Marcilene Lucena.

A delegada Maria Alice Amorim ressaltou que tem orgulho de fazer parte da família da Polícia Judiciária Civil. “Tenho orgulho de prestigiar essa classe tão honrada, prestamos a nossa homenagem. Ser policial não é uma tarefa fácil, muitas vezes somos injustiçados, mas temos união, um pode contar com o outro. Somos o conjunto de pessoas com o mesmo objetivo. Parabéns a todos pelo Dia do Escrivão!”, disse.

Castanhõn relembrou as dificuldades vivenciadas pelos escrivães no passado e chamou a atenção para a união entre as categorias que compõem a PJC. “Parabéns pelo excelente trabalho que os escrivães desempenham em Mato Grosso”.

PALESTRA ATIVACIONAL – Ministrada pelo investigador de polícia do Acre, Itamir Lima, O Poder da Ação – Destrave para uma Vida Extraordinária, explicou a importância da troca de ideias para ativar a motivação que está dentro de cada um. Itamir está no Instagram: @itamircoah.

“É um privilégio estar nesse momento tão especial do Sindepojuc, trazendo um tema, que para mim é muito importante, porque quando falamos de sindicalismo a gente fala sempre de leis e direitos. Temos uma categoria muito carente de autoestima, muito carente de compreender o seu valor e o seu papel no núcleo sindical. A ideia do presidente Peterson é fazer com que os filiados consigam se ver mais como atores de uma instituição e, principalmente, perceber a sua importância”, afirmou.

Itamir destaca que a o profissional vai muito além da função, envolve familiares, o relacionamento com Deus, a saúde, mas muitas vezes se perdem no trabalho, sofrendo desgastes. Alertou que 92% dos policiais têm algum tipo de problema psicológico, de moderado a grave. Pressão alta, estresse, ansiedade e depressão são características da função policial, que é a segunda profissão mais estressante do planeta, conforme a Organização Mundial do Trabalho, perdendo apenas para os mineradores de carvão da China.

“Principalmente no Brasil onde se mata seus policiais e, em regra, a sociedade não vê com bons olhos. Por isso, não gosto da palavra motivacional porque a motivação se esvai, quando se identifica o que se pode fazer para mudar a vida, se ativa. Essa palestra tem esse propósito. Mostrar que existe outra parte da vida para ser cuidada, além da financeira e do trabalho. É preciso olhar para a vida de maneira holística para garantir o equilíbrio. Queremos mostrar que existem alternativas”, destacou Itamir.

De acordo com Peterson, orientação e cursos de capacitação são os melhores legados que o sindicato pode fazer à classe. “Não tem nenhum outro legado maior que possamos dar. Essa assembleia tem como objetivo orientar sobre o empoderamento político dos policiais de diversas formas, não somente de candidaturas políticas, mas isso é uma consequência de todo o processo”, explicou Peterson, que está à frente do Sindepojuc há seis meses e coleciona muitas reuniões com órgãos governamentais, para fortalecer o relacionamento com o sindicato e articular novos benefícios e garantir os já obtidos.
“Inclusive o nosso reenquadramento de classe tem o apoio muito forte da Diretoria da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Planejamento e Gestão”, destacou.

Categorias: Destaques,Notícias,Uncategorized

Comentários estão fechados