Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Delegada de polícia recebe homenagem do Batalhão de Polícia Militar e Proteção Ambiental

Nesta última terça-feira (14.02) o Batalhão de Polícia Militar e Proteção Ambiental – BPMPA realizou a entrega da Medalha Mérito Protetor Ambiental, uma condecoração instituída pelo decreto estadual 640/2020 com a finalidade de premiar o trabalho em defesa do meio ambiente e na repressão aos crimes ambientais.

O ato solene aconteceu no auditório da sede das Promotorias de Cuiabá-MT.

A Delegada de Polícia Civil, Dra. Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, foi uma das homenageadas na solenidade e destacou que a Medalha Mérito Protetor Ambiental é uma das mais altas honrarias àqueles que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do policiamento ambiental no estado.

“Hoje fui agraciada com a Medalha do Mérito Protetor Ambiental, concedida através do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
Agradeço à Polícia Militar por tão alta honraria, a qual divido com meus colegas/amigos de trabalho, tanto da minha instituição Polícia Judiciária Civil, quanto das demais coirmãs e parceiras, pois, é com esse espírito colaborativo, acreditando ser possível o trabalho sinérgico que muitos avanços ocorreram (ainda que haja muito por fazer). Mais que reconhecimento de serviços prestados, a presente medalha tem o condão de remeter-nos ao artigo 225 da Constituição Federal, o qual afirma que o meio ambiente é um “bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Dra. Alessandra relembrou a origem do Batalhão de Proteção Ambiental, que surgiu em 1983, e ressaltou a importância das parcerias entre as instituições em prol da Proteção do Meio Ambiente no Estado de Mato Grosso.

“A primeira unidade de policiamento ambiental do Estado de Mato Grosso foi criada pela Polícia Militar em 20/10/1983, sendo uma Companhia independente da Polícia Militar Florestal do Estado, e na época ela tinha como principal objetivo a proteção exclusiva da planície do nosso Pantanal Mato-grossense. Daquela época até os dias atuais a Polícia Militar foi desenvolvendo incontáveis ações, com o próprio batalhão da Polícia militar e outras unidades, e também com parceiros, como a nossa Delegacia Especializada do Meio Ambiente – DEMA/PJC, e tantos outros que atuam nessa frente, pois cuidar dessa área é extremamente sensível, significa cuidar das futuras gerações. Quando você trabalha nessa área você passa a ter consciência de que o que você faz hoje tem reflexos futuros. Quando você trabalha na área ambiental a sua consciência com o coletivo sem amplia, então essa medalha além do reconhecimento pelo trabalho na seara ambiental, ela significa um peso de muita responsabilidade, uma vez que caracteriza a importância de fortalecer os laços para que esse trabalho persista, e que as parcerias entre as instituições permaneçam, visto que apenas de forma integrada a gente consegue avançar no trabalho de proteção e conservação das nossas riquezas naturais.”

.               O Comando Especializado da Polícia Militar (Cesp), divisão da PMMT a qual o Batalhão de Polícia Militar e Proteção Ambiental – BPMPA está vinculado administrativo e operacionalmente, é comandado pelo coronel Paulo Cesar da Silva. Já o Batalhão Ambiental tem a frente o tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento.

A Medalha do Mérito Protetor Ambiental foi criada em setembro de 2020 e tem por objetivo condecorar personalidades que tenham contribuído significativamente com a evolução e fortalecimento do policiamento ambiental, bem como da proteção ao meio ambiente e à segurança pública.

 

Categorias: Destaques,Notícias

Comentários estão fechados