Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

21 de Abril – Dia de Tirandentes

Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), foi considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira e das Polícias Civis e Militares do Brasil. Foi uma das principais figuras da Inconfidência Mineira, cujo o objetivo principal era conquistar a independência da colônia, foi descoberto e executado em 21 de abril de 1792.

Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele queria que uma pátria livre. Motivado por esse ideal, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação. Devido a sua boa oratória e espírito de liderança, foi o escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.

Tiradentes foi traído por um companheiro de luta: Joaquim Silvério. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, entrou no grupo de Tiradentes, se informou do plano e denunciou ao próprio Visconde de Barbacena.

Trinta e quatro membros do movimento foram presos, acusados de traição à coroa portuguesa. Onze deles foram condenados à morte, mas todos tiveram as penas amenizadas, menos Tiradentes. Ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Tiradentes morreu como traidor do Brasil, mas anos depois foi considerado herói. O dia da morte, 21 de abril, é feriado em todo o país. Ele foi declarado patrono cívico da nação brasileira no dia 9 de dezembro de 1965, com a publicação da Lei de nº 4.897, no governo de Castello Branco.

O texto diz que a homenagem a ele pretende destacar que a condenação de Joaquim José da Silva Xavier não deve manchar a memória dele, que é “reconhecida e proclamada oficialmente pelos seus concidadãos, como o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos”.

Tiradentes também foi homenageado pelo Brasil em 1946, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou um Decreto-Lei nº 9208 de 29 de abril, instituindo o dia 21 de abril como o Dia das Polícias Militares e Civis, sendo o Mártir da Independência considerado o Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares e Civis do Brasil.

Por isso a data hoje é marcada também como o dia das Polícias Militares e Civis, presentes em todo nosso território nacional.

Aos profissionais da segurança pública, que superam todos os obstáculos cotidianos para garantir segurança, igualdade e liberdade para toda a sociedade, nosso respeito e honra máxima

 

Categorias: Uncategorized

Comentários estão fechados