Na noite da última quarta-feira (08.11), ocorreu a celebração do 53º aniversário da ADEPOL DO BRASIL em Brasília, marcada com a presença de ilustres convidados.
Sediada em Brasília, a ADEPOL DO BRASIL é reconhecida como entidade nacional representativa dos Delegados de Polícia. Suas finalidades englobam congregar os delegados de polícia, promover atividades acadêmicas, difundir métodos modernos de investigação policial e colaborar em estudos sobre segurança pública. Além disso, a entidade busca assegurar a independência econômica dos delegados, promover a divulgação de matérias jurídicas e atuar como substituto processual, defendendo o Estado democrático de direito e preservando direitos individuais e coletivos.
Atualmente, sob a liderança do Presidente Rodolfo Queiroz Laterza, tem uma história de lutas desde sua fundação em 1º de novembro de 1970. Os ideais iniciais buscavam estabelecer uma filosofia nacional de polícia, contribuindo para a implantação de uma Doutrina Nacional de Polícia Judiciária.
A Presidente do SINDEPO-MT, Dra. Maria Alice Barros Martins Amorim, afirmou que a Adepol do Brasil é um exemplo de integração entre os Delegados de todo o Brasil. “Foi uma honra participar da celebração dos 53 anos da ADEPOL DO BRASIL, uma entidade que sempre prezou atender a finalidade de todos os delegados do Brasil. Desejo que venham muito anos ainda e que a Adepol do Brasil continue seu trabalho de buscar alcançar os anseios de seus da categoria e do Brasil.”
A diretoria da ADEPOL DO BRASIL recebeu cumprimentos de diplomatas e representantes de entidades, incluindo a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP, Jacqueline Valadares; a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia – SINDEPO – de Mato Grosso, Maria Alice Amorim; o presidente da Associação Matogrossense de Delegados de Polícia – AMDEPOL, José Lindomar Costa; o presidente da ADEPOL Paraná, Gutemberg Luz Neves Ribeiro; o vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (SINDELPOL) do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Miranda; a diretora de Comunicação Social da ADEPOL do BRASIL, Raquel Gallinati; o Vice-Presidente Geral da ADEPOL do BRASIL, Fabio Lordelo; o diretor da Federação Nacional dos Delegados de Polícia do Brasil – FENDEPOL, Pietro Baddini Magalhães; e a Delegada de Polícia de Roraima Candida Alzira Bentes de Magalhães Senhoras, cujo trabalho é destacado no Brasil e no exterior, sendo reconhecido pela ADEPOL DO BRASIL.