Bem-vindo ao site da AMDEPOL/SINDEPO.

Polícia Civil orienta o que fazer em caso de golpe do falso perfil de WhatsApp

A Polícia Civil de Mato Grosso esclarece que, no golpe envolvendo a criação de perfis falsos no WhatsApp, os criminosos utilizam uma fotografia da vítima – obtida em redes sociais ou diretamente do perfil de WhatsApp da própria vítima – para estabelecer um novo perfil no WhatsApp, associado a um número de telefone recém-criado.

Veja o passo a passo a seguir sobre como denunciar perfis falsos e medidas que podem ser adotadas para aumentar a segurança ao utilizar o aplicativo.

01. Registre o Boletim de Ocorrência

A vítima pode registrar o boletim de ocorrência por meio de uma delegacia física ou pelo site da delegacia virtual: https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web

02. Denuncie e Solicite o Banimento do Perfil Falso

A denúncia deverá ser feita por e-mail e pelo aplicativo de mensageria WhatsApp.

E-mail

Para denunciar a conta falsa a vítima deve enviar e-mail para support@whatsapp.com informando sobre a existência de perfil falso/impostor, bem como solicitando a remoção/banimento.

Atenção!

É importante enviar, em anexo ao e-mail, fotos das conversas nas quais foram solicitados (ou tentaram solicitar) valores;

E, ainda, indicar no e-mail qual é o número verdadeiro da vítima no formato internacional e sem o nono dígito (exemplo: +55 65 8173-0570).

Exemplo de texto de e-mail a ser enviado:

No campo “assunto” de e-mail inserir: URGENTE – PERFIL FALSO – BANIMENTO
Olá,
Meu nome é FULANO(A) DE TAL, e venho informar que criminosos estão utilizando indevidamente a minha foto no falso perfil de WhatsApp vinculado ao número (INSERIR O NÚMERO DO PERFIL FALSO COM DDI, DDD E SEM O NONO DÍGITO, veja o exemplo: +55 65 8173-0570) para a prática de crimes graves previstos na legislação brasileira, bem como estão violando os termos de serviço e políticas de privacidade.

O meu perfil verdadeiro está vinculado ao número (INFORMAR O NÚMERO DO TELEFONE COM DDI, DDD e O NÚMERO SEM O NONO DÍGITO, veja o exemplo: +55 65 8173-0570).

Por fim, solicita-se o banimento/remoção do falso perfil pelos fundamentos expostos e demais informações em anexo.

Denunciar no próprio aplicativo WhatsApp

Abra a tela de conversa com o perfil falso criminoso (mas não precisa enviar mensagens) e clique sobre o número do telefone. Logo em seguida, clique sobre “denunciar contato”. Por fim, clique em “denunciar e bloquear”;

Observação! É importante que a pessoa que recebeu as mensagens do criminoso também denuncie, pois, as últimas 05 (cinco) mensagens serão enviadas para o setor de moderação do WhatsApp.

03. Orientações Finais

a. Os criminosos não têm acesso ao conteúdo das conversas anteriores da vítima;

b. Avise os seus contatos, por meio de mensagens de texto (SMS) e nas redes sociais, sobre o perfil falso para evitar novos golpes;

c. Restrinja a privacidade de seus perfis do WhatsApp, do Instagram e do Facebook quanto à visualização de foto de perfil, adição a grupos, visualização de publicações e etc.;

d. Altere a foto do perfil caso seja a mesma utilizada pelo criminoso; e

e. Ative a confirmação em duas etapas no WhatsApp para evitar o sequestro de perfil (roteiro padrão que pode ter pequenas diferenças a depender do modelo do aparelho e da versão instalada do aplicativo WhatsApp):

No IOS (IPHONE): abra o WhatsApp e clique em “configurações” > “conta” > “confirmação em duas etapas” > “ativar” > crie uma senha (PIN) > confirme a senha (PIN) criada.

No ANDROID (XIAOMI, Samsung, LG, Motorola etc.): abra o WhatsApp > clique nos “3(três) pontos do canto superior direito” > “configurações” > “conta” > “confirmação em duas etapas” > “ativar” > após sigas as orientações do WhatsApp e insira uma senha de 06 (seis) dígitos e seu e-mail.

Acesse e siga o perfil de Instagram @policiacivil_mt para ver estas e outras orientações de modo ilustrado. Clique no link a seguir: https://www.instagram.com/policiacivil_mt/?hl=pt

Categorias: Destaques,Notícias

Comentários estão fechados